Oblas

Oblas
Você é nosso visitante nº1.Seja bem-vindo!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Segredo dos seus olhos - Juan José Campanella - Filme do dia

O Segredo dos seus olhos - Juan José Campanella
Classificação: Recomendadíssimo
















Olá caro leitor,Benjamim Espósito (Ricardo Darin) é um promotor público aposentado que resolve escrever um livro policial, sobre um caso que lhe marcou anos antes e mudou sua vida. Ele se reencontra com sua chefe há época, a bela Irene (Soledad Villamil),grande revelação do filme, que ainda trabalha na seção pública. Em meio a memórias de um crime e de um romance que quase houve entre eles, Benjamim investiga não só seu passado como a si mesmo.

Com extrema precisão pelo diretor Juan José Campanella.Este filme é feito de coesão cena a cena como um fio é tecido na confecção de uma capa.Apesar de poder ser enquadrado como filme policial no estilo "whoduneit",quem cometeu o crime,no bom e velho estilo Hitchock,porém,muda-se suas faces quando chegamos ao seu ápice quando Irene,de maneira brilhante e sensual, seduz Isidoro Gómez (Javier Godino) na cena do interrogatório.A partir disso o filme deixa de ser um romance policial e transforma-se num suspense romantico.

Vale,também, ressalvar o contexto histórico pelo qual se passava a Argentina na época, devido a suas divergências polêmicas;como as idas e vindas do passado ao presente por flashs memoriais, que fazem paralelo a justiça obsoleta,ou a siutações econômicas, modelando;por si, à última ditadura.Ou seja,Isabel Perón estava no poder e durante a contextualização da Guerra-Fria e a Política de "Embajament" com os EUA brotou-se a Aliança Anticomunista Argentina,grupo de repressão do Estado que recrutou gente da pior espécie, entre oficiais de polícia exonerados por delitos, civis com fichas criminais e matadores de aluguel.

Em suma, achei a indicação ao Oscar merecida.Com uma brilhate atuação dos atores,principalmente a "inexperiente" Soledad,mostrando que de inexperiente;não tem nada;e Pablo Sandoval (Guillermo Francella) que fez o papel de amigo fiel do Espósito e consagrou com chave de ouro sua carreira de comediante.Muito engraçado o seu papel.Todos os personagens contribuiram com muito talento, e boas surpresas;dismitificando o segredo dos olhos dos telespectadores.E acho (pois não o li mas ouvi falar sobre) que este seja um dous pouquíssimos casos cuja obra cinematográfica da um banho no livro adaptado "La pregunta de sus ojos" de Eduardo Sacheri.O que, ca entre nos,é bem difícil de se acontecer tendo em vista o trabalho necessário para se adaptar um livro ao cinema.Todavia, nesse caso, deve ter sido bastante divertido.
Que a luz esteja com vocês...ação!

2 comentários:

Luiza . disse...

BOA!

Tomás Ribeiro disse...

Achei o filme maravilhoso também. A muito tempo não via um filme tão completo quanto este. Porém achar que o filme é melhor do que o livro sem lê-lo é foda, gabe hahha :)